AUTORES E IDEIAS - Ciclo literário do SESC-PR 2011.
Promove o encontro Infância: primeiras estórias evocará aquela etapa da vida tão cara ao poeta Manoel de Barros e ao ícone das letras latino-americanas, Gabriel García Márquez, que certa vez afirmou nunca ter escrito uma linha que não estivesse relacionada aos seus primeiros anos.
Quais são as formas de narrar a infância e de narrar para a infância? Que lugar ela ocupa na literatura brasileira contemporânea? e de que maneira a leitura de ficção pode contribuir para a formação das crianças? estas questões serão o ponto de partida do bate-papo com os autores convidados: Domingos Pellegrini e Ângela Lago, nesta sexta-feira 29 de abril, às 20:00hs no SESC Maringá.
Domingos Pellegrini
Autor de contos, poesias, romances adultos e juvenis, nasceu em londrina, em 1949. Entre suas obras de maior destaque estão “terra Vermelha”, romance sobre amor e amizade, “o Caso da Chácara Chão” e “o homem Vermelho”, ambas vencedoras do prêmio Jabuti. Pellegrini escreve “como quem fala”, com oralidade e aparente simplicidade, mas sempre provocando emoções e reflexões profundas. No conjunto de sua obra predominam os romances e as histórias para o público infantojuvenil.
Ângela Lago
nascida em belo horizonte em 1945, é autora e ilustradora de dezenas de livros infantis. Entre eles, estão “João felizardo, o rei dos negócios”, “um livro de horas”, “sete histórias para sacudir o esqueleto” e “Cena de rua”, editado no México, França e Estados Unidos, onde foi apontado entre os quinze melhores livros de imagens do mundo. sua obra foi reconhecida com o Prêmio da bienal internacional da bratislava (2007), o Jabuti de melhor ilustração de livro infantil (2008), Prêmio de melhor ilustração na produção de 2008 pela Fundação nacional do livro infantil e Juvenil, entre outras premiações.