segunda-feira, junho 13, 2011

Poesia infantil - FERNANDO PESSOA.

Fernando Pessoa menino.

HAVIA UM MENINO
Havia um menino,
que tinha um chapéu
para pôr na cabeça
por causa do sol.
Em vez de um gatinho
tinha um caracol.
Tinha o caracol
dentro de um chapéu;
fazia-lhe cócegas
no alto da cabeça.
Por isso ele andava
depressa, depressa
p’ra ver se chegava
a casa e tirava
o tal caracol
do chapéu, saindo
de lá e caindo
o tal caracol.
Mas era, afinal,
impossível tal,
nem fazia mal
nem vê-lo, nem tê-lo:
porque o caracol
era do cabelo
. 
.
LEVAVA EU UM JARRINHO
Levava eu um jarrinho
P’ra ir buscar vinho
Levava eu um tostão
P’ra comprar pão;
E levava uma fita
Para ir bonita.

Correu atrás
De mim um rapaz:
Foi o jarro p’ra o chão,
Perdi o tostão,
Rasgou-se-me a fita...
Vejam que desdita!

Se eu não levasse um jarrinho,
Nem fosse buscar vinho,
Nem trouxesse uma fita
P’ra ir bonita,
Nem corresse atrás
De mim um rapaz
Para ver o que eu fazia,
Nada disto acontecia
.



In.: NEVES, João Alves das Neves (org.). Fernando Pessoa: Comboio, saudades, caracóis São Paulo, FTD,1988.

O português Fernando António Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa, completaria 123 anos neste 13 de junho de 2011 caso ainda estivesse vivo. Pessoa foi um dos principais poetas da língua portuguesa, ajudando a formar a literatura e o vocabulário de nossa língua. Fonte: http://sobreisso.com/2011/06/13/123-anos-de-fernando-pessoa/.
Fernando Pessoa era escritor de gente grande mas no livro Fernando Pessoa: Comboio, saudades, caracóis organizado por João Alves das Neves, encontramos muitas poesias ligada ao mundo infantil do autor. Dessa forma, nós do projeto Leituras ao Vento, fazemos nossa homenagem ao poeta soprando aqui algumas de suas poesias infantis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário