sábado, dezembro 24, 2011

Encerramento Projeto Leituras ao Vento 2011 - Discurso de Wagner Oliveira


DISCURSO DE ENCERRAMENTO DA TEMPORADA 2011
DO PROJETO LEITURAS AO VENTO
NA PRAÇA DA CATEDRAL DE MARINGÁ

A exatos nove meses e doze dias, eu, Maristela e Adah viemos a esta praça, exatamente como fazíamos já alguns domingos antes, residindo a poucos meses na cidade, ainda sem muitos amigos chegados, daqueles que habitam a casa da gente. Aqui, como já de costume, Maristela leu um de seus livros de pedagogia, enquanto eu e Adah brincávamos de bola no gramado.
Desde agosto do ano anterior, quando as duas chegaram , buscamos a Biblioteca Pública e nos integramos às atividades ali realizadas: os Clubes de Leitura, os cursos de desenho e pintura, as oficinas de poesia. No Clube de Leitura adulto conhecemos um simpático grupo de intelectuais, seleto, cada um com um jeito de viver e de ganhar a vida, que passaram a fazer parte das nossas amizades mais fortes e com eles exploramos idéias, sentimentos, nossas casas e a intensa vida cultural de Maringá.
Já com os olhos e o coração banhados pela leitura, ainda no início dessa história, Maristela teve a idéia de disponibilizar sua coleção de livros infantis, reunida por amor à literatura e zelo profissional, às crianças e jovens da cidade, ali mesmo, no espaço da praça.
No domingo seguinte, 13 de março de 2011, nascia o Projeto Leituras ao Vento, com um acervo de cerca de cem livros infantis e juvenis, um bauzinho de vime em que Adah costumava guardar suas bonecas e bichos de pelúcia, um varal de nylon de 5 metros e duas esteiras de nylon, sobre as quais colocamos algumas almofadas.
A idéia era disponibilizar o acervo enquanto continuávamos nossas atividades normais. Mas, desde o primeiro dia fomos surpreendidos com a afluência de público na área do Projeto, e, ao invés de ler ou jogar bola, passamos a recepcionar esse público, explicar-lhes os objetivos do Projeto, indicar leituras, tirar fotos e registrar em relatório o que acontecia.
Três semanas depois outra idéia simples e genial de Maristela ganhou realidade: tendo como primeira leitora Adah, surgia o “Soprando Histórias”, momento dentro do Projeto em que passamos a trazer convidados para ler para as crianças e os jovens. Pelo “palco” do “Soprando Histórias” passaram juízes, pedagogos, psicólogos, empresários, jovens estudantes, professores e pessoas que vieram simplesmente por amor à literatura ou pela vontade de ler para os pequenos.
Nesses meses, presenciamos nesse espaço, além da literatura, teatro de fantoches, música, leitura bilíngüe. E vimos crianças e jovens, muitas crianças e jovens lendo; pais e familiares lendo para suas crianças ou crianças lendo para os irmãos, amiguinhos e mesmo para seus pais e familiares.
Por meio do Clube de Leitura e especialmente de Angelita, nossa amiga e irmã de coração, nos aproximamos da Universidade Estadual de Maringá e nos integramos a outros Projetos de apoio à criança e ao adolescente e ao conhecimento.
O Projeto ganhou espaço e participamos de eventos importantes, como a Semana Literária do SESC, o Paraná em Ação, Semana da Criança Cidadã e o Programa UEM na Região. Estivemos em Sarandi, Ivatuba, Goioerê, Ivaiporã. Promovemos a leitura entre crianças e adolescentes e incentivamos as artes e a literatura.
Deixamos o ano de 2011 cheios de esperanças de fazer um grande ano de 2012 e satisfeitos por provar, em nossas vindas à Praça e em nossas viagens, que os jovens e as crianças gostam sim, de ler e da literatura, que não estão perdidos no cyberespaço nem na selva da mídia televisiva, mas que estão prontos a se aproximar desses veículos de comunicação como opções válidas que não excluem a literatura e as outras artes.
Agradecimentos especiais às nossas irmãs de coração Hilda e Angelita, que são co-fundadoras do Projeto, aos amigos do Clube de Leitura, ao amigo Robson, à Secretaria de Cultura e seu sistema de Bibliotecas, aos Corais da UEM, aos nossos colaboradores blogueiros, que tem gentilmente nos divulgado, ao PCA, MNMMR, à professora Verônica Müller, nossa “locomotiva” e mentora, e ao nosso público, razão de estarmos aqui. Muito obrigado.
                                           Maringá, 18 de dezembro de 2011
                                                        Wagner Oliveira Candido
                                          Relator do Projeto Leituras ao Vento

Um comentário:

  1. Wagner, Maristela e Adah,
    Parabéns pelo projeto LEITURAS AO VENTO!
    Lindo texto de encerramento dos trabalhos
    de 2011!
    Que venha 2012!!!
    bjs
    Cristina Sá do blog:
    http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
    blogspot.com.

    ResponderExcluir