quarta-feira, julho 20, 2011

TAPETE CONTADORES DE HISTÓRIAS

É um grupo de atores e contadores de histórias que desde 1998 produz e realiza espetáculos, sessões de histórias, oficinas, exposições interativas e projetos culturais que envolvem oralidade, artes visuais e teatro.
Com coordenação de Cadu Cinelli e Warley Goulart, criam e utilizam objetos (tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano) como cenários de contos autorais e populares de origens diversas, a fim de despertar o imaginário de crianças, jovens e adultos para as artes e a leitura. Formados em Artes Cênicas pela UniRio, a pesquisa tem como base os contos de tradição oral e da literatura em geral, e as intersecções entre oralidade e artes visuais.

Nos dias 15 e 16 de julho participamos de uma maravilhosa "maratona" pela busca do conhecimento na arte de contar histórias. Eu e Wagner assistimos no dia 15(sexta-feira), pela manhã, a oficina de poesia para crianças; e à tarde, a oficina de contos para adolescentes ministrado pelo grupo:"Tapetes contadores de histórias" com o Edson e Helena. Que belo trabalho apresentado pelo grupo, e como as crianças e os adolescentes gostaram e ficaram encantados com as histórias e os tapetes! 

À noite, fomos a biblioteca para o curso de formação de contadores de história ministrado pelo Cadu. Começou às 19:00h e foi até às 23:00h. Sábado, às 8:00h estávamos de volta e fomos até às 17:30h. O curso excelente, apesar de curto. Tivemos boas oportunidades de criarmos histórias e contarmos por meio dos tapetes que confeccionamos. Adoramos e esperamos mais cursos como esses.
Sábado à noite, no Teatro Barracão eles apresentaram o espetáculo "Bicho do Mato"-textos de Ricardo Azevedo... e mais encantamento e alegria se espalharam pelo ar.

OFICINA DE POESIAS PARA CRIANÇAS:










OFICINA DE CONTOS PARA ADOLESCENTES:









CURSO DE FORMAÇÃO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS:












Um comentário:

  1. Muito interessante esse projeto, fascinante a confeção dos tapetes. Já imaginei um intérprete de LIBRAS inserido e as crianças cegas na descoberta da composição do tapete. Legal pessoal! Rosa.

    ResponderExcluir